O Vaticano confirmou esta sexta-feira que o Conclave para a escolha do novo Papa vai começar dia 12 de Março, terça-feira.
O anúncio foi feito através de um comunicado da Congregação dos Cardeais e divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Ao fim de cinco dias de Congregações Gerais, que reunem todos os cardeais que possam participar, independentemente da idade, fica então decidido que a partir de terça-feira começam as votações para determinar quem será o próximo Papa.
Para esta decisão são chamados apenas os cardeais eleitores, isto é, todos os cardeais que tinham menos de 80 anos quando terminou o pontificado de Bento XVI. Ao todo há 117 que preenchem este requisito, mas dois deles já anunciaram que não vão marcar presença.
Os 115 cardeais que vão participar no Conclave já se encontram em Roma.
Terça-feira de manhã haverá uma missa na Basílica de São Pedro que assinala o início formal do Conclave, mas nesse dia deve haver apenas uma votação, à tarde.
A partir de quarta-feira, então, e caso a primeira votação não tenha resultado na eleição de um novo Papa, realizam-se quatro escrutínios por dia. Nessa altura os olhos do mundo estarão postos numa pequena chaminé no Vaticano, de onde sairá fumo negro, caso a votação seja inconclusiva, ou fumo branco, no caso de alguém ter reunido os dois terços dos votos necessários para determinar o Papa.
(Fonte: Renascença)
Sem comentários:
Enviar um comentário