Elementos característicos da catequese:
1. A comunidade cristã é o sujeito, o
ambiente e a meta da catequese.
Família, catequese e paróquia,
assumem, em comunhão, a responsabilidade por criar o ambiente, onde a fé de
cada um possa crescer com o testemunho dos outros, esclarecer-se com a ajuda
dos demais, celebrar-se em comum e manifestar-se a todos.
Ninguém cresce sozinho e pelas suas
mãos, como ninguém cresce na fé, sem a fé dos outros e sem a graça de Deus. É
no testemunho vivido da fé, que a catequese encontra a sua base de apoio!
2. A vida “em grupo” e entre os grupos de catequese, no seio da comunidade, é já uma experiência do ser e do viver em “Igreja”. O ambiente de participação ativa e de responsabilidade comum, por parte de todos, quer nas celebrações, quer no compromisso efetivo, nas várias obras, iniciativas e atividades da paróquia, facilitarão a consciência de sermos “discípulos” de Jesus, numa “Igreja”, chamada a ser comunidade e família de irmãos!
3. Entre os vários modos e momentos de evangelização, a catequese ocupa um lugar de destaque. Ela preocupa-se por anunciar a Boa Nova, àqueles que, de algum modo, já foram, ao menos, alguma vez, sensibilizados, seduzidos, ou tocados pela beleza da pessoa de Cristo. Espera-se que, de um modo organizado, esse primeiro anúncio, seja, a seu tempo e com largo tempo, esclarecido de boa mente, acolhido no coração, e que dê frutos de vida nova. E que essa vida nova seja expressa, partilhada e fortalecida, no encontro fiel da comunidade com Cristo ressuscitado, na celebração dos sacramentos, particularmente da Eucaristia e da Reconciliação.
4. Na verdade, a vida cristã é um facto comunitário! E se alguém, por hipotética ocupação, não pudesse dispensar mais que uma hora, por semana, para “estar com o Senhor”, deveria reservar esse tempo, para a participação na Eucaristia dominical, que é verdadeiramente o ponto de chegada, o ponto de encontro e o ponto de partida da vida e da missão da Igreja.
A “catequese” não é “um à parte”, uma
“hora” para a educação religiosa ou cívica, como se fizesse algum sentido
preocupar-se por não faltar a um encontro de catequese e faltar, sem qualquer
justificação, à celebração da Eucaristia e aos compromissos com a vida da
comunidade.
5. A catequese não é uma “aula” de religião ou de moral, nem se dirige somente à capacidade de aprender e de saber coisas bonitas acerca de Deus, acerca dos sete sacramentos, dos dez mandamentos, da Igreja, da vida eterna.
A catequese propõe uma pessoa e não
uma teoria: “Jesus Cristo é o Evangelho,
a Boa Nova de Deus”. Nesse sentido, a catequese é evangelizadora, se levar
os catequizandos à descoberta, à amizade e ao seguimento de Jesus. Sem essa
adesão vital de coração, à pessoa de Jesus Cristo, qualquer “Moral” se tornará
um peso, em vez de se oferecer como um caminho de libertação.
6. Frequentar a catequese, é bem mais do que “ir à doutrina”. A catequese é uma “educação da fé” e da “fé” em todas as suas dimensões. O mero conhecimento da “doutrina” sem a celebração e sem a sua aplicação à vida, faria da fé uma bela teoria.
A celebração, sem o conhecimento dos
seus fundamentos, e desligada da prática da vida, tornar-se-ia, por sua vez,
incompreensível e incoerente e até mesmo “alienante”. Todavia, uma fé, proposta
e transmitida, que não se aprofunde na experiência da oração, jamais conduzirá
a uma relação pessoal com Deus.
Ora a fé, pela sua própria natureza,
implica ser conhecida, celebrada, vivida e feita oração. Só assim se “segue”
verdadeiramente Cristo, com toda a alma e de corpo inteiro!
7. A catequese no contexto em que vivemos, é mais uma «proposta» de sentido para a vida, do que um mero ato cultural de “transmissão”. Ninguém propõe o que desconhece, nem dá o que não tem. Mas quem tem fé, e a vive, não pode deixar de a “apegar” aos outros e de a propagar a todos.
Na educação da fé, tem papel decisivo
o “testemunho” e o “entusiasmo” de todos aqueles que, na comunidade, se tornam
portadores e servidores da alegria do Evangelho.
Uma fé que não se apega, apaga-se!
8. Mais do que se preocuparem, porque não sabem o que responder aos filhos… os pais deveriam procurar “descobrir com os filhos” a Boa Nova que eles receberam na catequese, “rezar com eles”, participar com eles na celebração da Eucaristia. Então as respostas, serão encontradas na vida comum da fé, partilhada em família e em comunidade. Nada disto impede os próprios pais, de procurar integrar um grupo de catequese, paralela à dos filhos, que os ajude a aprofundar as razões da sua fé, em relação com a cultura e com as responsabilidades sociais, familiares e eclesiais, que assumem diariamente.
9. Pedir a catequese para os filhos e pôr-se “de fora”, em tudo o que se refere à vivência e à celebração da fé, cria uma “divisão” interior, uma vida dupla, que impede, quem quer que seja, de descobrir e construir a sua própria identidade cristã.
Frequentar a catequese não significa
“ter uma aula” por semana, para garantir um diploma, uma festa ou um sacramento
no fim do ano.
Pedir a catequese implica
comprometer-se a caminhar com toda a comunidade, no anúncio feliz do Deus vivo
e na experiência maravilhosa do encontro com Ele.
10. Não faz parte das tarefas da catequese ocupar os tempos livres, ensinar regras de boa educação ou esgotar o tempo a “decorar” as fórmulas das orações comuns dos cristãos.
Mesmo esperando
que todo o ambiente de catequese seja educativo e que tais orações sejam
assumidas e bem compreendidas, são tarefas da catequese iniciar as crianças e
adolescentes no conhecimento da fé (que se resume no Credo), na celebração (dos
sacramentos), na vivência (atitudes de vida) e na experiência pessoal da fé
(oração). E isso é obra de todos nós, que somos, mais uma vez, “convocados pela
fé”.
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