O nosso caminho de Fé está unido de maneira indissolúvel a Maria, desde o momento em que Jesus, morrendo na cruz, entregou-a a nós como Mãe.
O Papa Francisco, em cada uma das suas homilias sobre Nossa Senhora, garante-nos que Maria vela por todos e cada um de nós, como mãe e com uma grande ternura, misericórdia e amor, e sempre nos incentiva a sentir o seu olhar amável.
Apresentamos, a seguir, alguns dos ensinamentos do Papa Francisco sobre Maria:
1. Um cristão sem Maria está órfão. Também um cristão sem a Igreja é um órfão. Um cristão precisa destas duas mulheres, duas mulheres mães, duas mulheres virgens: a Igreja e a Mãe de Deus.
2. Maria faz precisamente isso connosco: ajuda-nos a crescer humanamente e na Fé, a ser fortes e a não ceder à tentação de ser homens e cristãos de uma maneira superficial, mas a viver com responsabilidade, a tender cada vez mais ao alto.
3. Ela é uma mãe que ajuda os filhos a crescerem, e quer que cresçam bem. Por isso, educa-os a não ceder à preguiça (que também deriva de certo bem-estar), a não conformar-se com uma vida cómoda que se contenta somente com ter algumas coisas.
4. Maria dá-nos saúde. Ela é a nossa saúde.
5. É a mãe que cuida dos seus filhos para que cresçam mais e mais, cresçam fortes, capazes de assumir responsabilidades, de assumir compromissos na vida, de tender a grandes ideais.
6. Maria é mãe, e uma mãe se preocupa sobretudo com a saúde dos seus filhos. A Virgem protege a nossa saúde. O que isso quer dizer? Penso sobretudo em três aspectos: Ela ajuda -nos a crescer, a enfrentar a vida, a ser livres.
7. A Virgem Maria educa os seus filhos no realismo e na fortaleza diante dos obstáculos, que são inerentes à própria vida, e que Ela mesma padeceu ao participar dos sofrimentos do Seu Filho.
8. Ela é uma mãe que nem sempre leva os seus filhos pelo caminho mais “seguro”, porque dessa maneira eles não podem crescer. Mas tampouco somente pelo caminho arriscado, porque é perigoso. Uma mãe sabe equilibrar estas coisas. Uma vida sem desafios não existe, e uma pessoa que não sabe enfrentá-los arriscando-se não tem coluna vertebral!
9. Maria luta connosco, sustenta os cristãos no combate contra as forças do mal.
10. Maria é a mãe que, com paciência e ternura, nos leva a Deus, para que Ele desate os nós da nossa alma.
11. Maria é a mãe boa, e uma mãe boa não somente acompanha os filhos no crescimento sem evitar os problemas, os desafios da vida; uma mãe boa ajuda também a tomar decisões definitivas com liberdade.
12. Toda a existência de Maria é um hino à vida, um hino de amor à vida: Ela gerou Jesus na carne e acompanhou o nascimento da Igreja no calvário e no cenáculo.
Oração
Maria, faz-nos sentir o teu olhar de Mãe, guia-nos até ao teu Filho, faz que não sejamos cristãos de vitrina, mas cristãos que sabem construir, com o teu filho Jesus, o seu reino de amor, de alegria e de paz. Amém.
Sem comentários:
Enviar um comentário