Nós oramos porque temos um desejo completamente infinito e porque Deus nos criou para Si: «O nosso coração está irrequieto até encontrar o descanso em Ti.» (Santo Agostinho) Mas também oramos porque temos a necessidade; assim disse a Madre Teresa: «Porque não me posso abandonar a mim mesma, abandono-me a Ele 24 horas por dia.» [2566-2567,2591].
Ou seja, nós somos de Deus, e queremos encontrá-Lo, por isso temos a necessidade intrínseca de nos colocarmos na Sua presença, Ele que nos criou e nos chama para Si. Ele que é amor, coloca-Se sempre disponível para nós, mesmo que pequenos, O neguemos, blasfememos, enfim, Deus está sempre connosco mesmo naquele momento em que nos sentimos mais sozinhos… Ainda que estejamos presos num quarto escuro, Deus estará connosco disposto a ser nossa luz, a conversar connosco, porque Ele jamais nos desamparará. Depois de tudo isso como podemos entender qual o sentido da oração para um cristão?
É simples meus amigos, é levar nos à presença do Senhor, é procurar o nosso Pai e Criador. Quanto amor Ele tem para nos dar…
Esquecemos Deus frequentemente, afastamos-nos e escondemos-nos d’Ele. Mesmo que evitemos pensar em Deus, mesmo que O neguemos, Ele está sempre disponível para nós. Ele procura-nos, antes de O procurarmos; Ele anseia por nós, Ele chama-nos. Ao falarmos com a nossa consciência, notamos repentinamente que falamos com Deus. Ao sentirmos-nos sós, sem ninguém com quem falarmos, notamos que Deus está sempre disposto a conversar. Quando nos vemos em perigo, notamos que Deus respondeu ao nosso pedido de ajuda. Orar é tão humano como respirar, comer, amar. Orar purifica. Orar possibilita a resistência contra as tentações. Orar fortalece na fraqueza. Orar tira a angústia, duplica as forças, permite uma respiração mais profunda. Orar torna-nos felizes. [Youcat 470]
Sem comentários:
Enviar um comentário