segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital

No 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Bento XVI convida-nos a aderirmos aos mundo digital, dando testemunho do Evangelho, mas de "forma respeitosa e discreta de comunicação, que estimule o coração e mova a consciência".
No seu discurso lembra-nos que a Internet é colocada à disposição das pessoas para que estas a utilizem de maneira sábia, satisfazendo "o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano".
É para mim evidente que o Papa recorda que a Internet é como um carro, se utilizada sabiamente e correctamente por todos trará grandes proveitos à humanidade, mas se não a soubermos utilizar, pode ter consequências desastrosas.
Também nos recorda no seu discurso, fruto da intensiva utilização por parte dos jovens actuais, que devemos ter comportamentos adequados nas redes sociais, não criando um perfil virtual que é diferente daquilo que somos na realidade, uma espécie de máscara, em frases como esta:
"Na busca de partilha, de «amizades», confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio «perfil» público.
ou esta:
"Também na era digital, cada um vê-se confrontado com a necessidade de ser pessoa autêntica e reflexiva."
Por fim gostaria ainda de salientar o facto de ser referida a importância do contacto pessoal e humano, que nunca poderá ser substituído pelo contacto digital, este último apenas complementa o primeiro.
"É importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano directo com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida."
Mensagem do Papa Bento XVI

Sem comentários: