terça-feira, 25 de setembro de 2012

Setembro, Mês da Bíblia...

Em Setembro celebramos a festa litúrgica de São Jerónimo, o grande tradutor da Bíblia.
O Papa Dâmaso I, 36º sucessor de Pedro, pediu a Jerónimo que traduzisse a Bíblia do hebraico, aramaico e grego para o latim, o idioma da população na época, isso em 381 da nossa era.
Jerónimo, um dos homens mais sábios do seu tempo, atendeu ao pedido. Esta tradução chamou-se “Vulgata”, que quer dizer “vulgo” isto é, “do povo”. A realização deste trabalho durou 35 anos, norteado por muita oração e jejum, numa gruta em Belém. 
Jerónimo morreu em 420. Ele é o padroeiro de todos os leitores e estudiosos da Bíblia. 
A sua festa é no dia 30 de Setembro, quando se celebra o Dia da Bíblia.

Devemos tomar consciência que a Bíblia é uma carta de amor cujo remetente é DEUS e o destinatário somos nós. 
“Ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar Jesus Cristo” (São Jerónimo)
“Não cesseis de falar deste Livro da Lei. Medita nele dia e noite, para que procures agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Assim farás prosperar os teus caminhos e serás bem-sucedido” (Js 1,8)
Encontramos a importância da Sagrada Escritura nela mesmo: “Toda a Escritura foi inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda a boa obra” (II Tm 3,16-17)

A Bíblia é a Palavra não de um imperador ou de um sábio ou de um historiador. É  a PALAVRA DE DEUS.
Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Bíblia, é Deus que fala connosco.
Ter um lugar de honra para colocar a Bíblia é importante, mas o mais importante é ler, refletir, guardar e viver os seus ensinamentos.
Que o mês de Setembro sirva de estimulo para que tenhamos não um mês da Bíblia, mas que em todos os dias aprofundemos no estudo do texto sagrado.
Esperemos amar a Palavra de Deus, pedindo as luzes do Espírito Santo para que possamos compreendê-la cada vez melhor, para podermos vivê-la.
“A leitura da Sagrada Escritura, deve ser acompanhada de oração, para que seja possível o colóquio entre Deus e o homem” (Dei Verbum)

Oração:
Meu Senhor e meu Pai!
Envia o Teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha a Tua Santa Palavra!
Que eu Te conheça e Te faça conhecido; Te ame e Te faça ser amado; Te sirva e Te faça ser servido; Te louve e Te faça ser louvado por todas as criaturas. Faz, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça, e que todos tenhamos Vida em abundância. Amém! (Jo 10,10)






Sem comentários: