domingo, 7 de abril de 2013

Papa apela à «coragem» dos católicos

O Papa Francisco apelou hoje à “coragem” dos católicos de todo mundo no testemunho da sua fé e da “misericórdia” de Deus.
“Tenhamos mais coragem para testemunhar a fé em Cristo ressuscitado. Não devemos ter medo ser cristãos e de viver como cristãos”, disse, da janela do apartamento pontifício, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Vaticano.
(...) O Papa Francisco aludiu ao facto de o segundo domingo pascal ser dedicado à “Misericórdia Divina”, por decisão do Beato João Paulo II (1920-2005), que faleceu na véspera deste dia.
“A verdadeira paz, a profunda, vem do fazer experiência da misericórdia de Deus”, disse. Segundo o Papa, essa paz “é o fruto da vitória do amor de Deus sobre o mal, é o fruto do perdão”.
Nesse sentido, Francisco convidou os católicos a ter “confiança” na misericórdia divina que “perdoa".
A catequese dominical partiu da saudação feita por Jesus aos seus discípulos, depois da ressurreição, relatada pelo Evangelho segundo São João: ‘A paz seja convosco’.
“Não é uma saudação, nem sequer um simples desejo: é um dom, mais, o dom precioso que Jesus oferece aos seus discípulos depois de ter passado no meio da morte e dos infernos”, precisou.
A partir dos relatos das aparições de Cristo ressuscitado, o Papa elogiou os que “acreditaram sem ver”, a partir dos relatos “dos Apóstolos e das mulheres” que estiveram com Jesus.
“Esta é uma palavra muito importante sobre a fé, podemos chamá-la a bem-aventurança da fé: em todos os tempos e em todos os lugares são felizes os que, através da Palavra de Deus proclamada na Igreja e testemunhada pelos cristãos, acreditam que Jesus Cristo é o amor de Deus incarnado, a Misericórdia incarnada”, prosseguiu.
“Queridos irmãos e irmãs, sede mensageiros e testemunhas da misericórdia de Deus”, pediu.
(...) “Convido todos a levar a boa notícia a todos os ambientes de vida, com doçura e respeito”, declarou.
(...) “Rezemos juntos à Virgem Maria para que nos ajude, bispo e povo, a caminhar na fé e na caridade”,  e assim o Papa despediu-se dos presentes com a sua bênção e votos de “bom almoço”.



Sem comentários: