terça-feira, 25 de junho de 2013

Dia Sacerdotal do Clero reuniu sacerdotes do Arciprestado de Famalicão

Na passada quarta-feira, dia 19 de Junho, realizou-se o Dia Sacerdotal do Clero Famalicense que reuniu, assim, os sacerdotes do Arciprestado de V. N. Famalicão num dia diferente marcado por momentos de reflexão, oração e convívio.
Este encontro teve lugar em Santo Tirso, no Mosteiro de São Bento, e iniciou às 9h30 com um momento de acolhimento, onde o Arcipreste de V. N. Famalicão, o P.e Paulino Carvalho, começou por dar as Boas-vindas a todos, apresentando o programa deste encontro e expressando o seu desejo de que fosse, efectivamente, “um dia de convívio e reflexão”.
Depois da Oração Inicial, o P.e Celestino, pároco local, proferiu a todos os presentes as boas vindas e deu o seu testemunho de vida e vocacional.
Às 10h30, já no Centro Paroquial, iniciou o momento de formação subordinado ao tema “Celebrar a Fé hoje: desafios! – Da Fé professada à Fé celebrada”, que esteve a cargo de José Paulo Antunes, professor da Universidade Católica, na Escola de Artes.
Este professor universitário lembrou os presentes que “as vias da procura espiritual deixaram de ter sentido único, pois os tempos estão a mudar”, acrescentando que “estes tempos de mudança são inspiradores”, na medida em que desafiam à revitalização do tecido pastoral da Igreja em Portugal e a “viver a doce e reconfortante alegria de evangelizar”. 
Posto isto, o professor Paulo Antunes acrescentou que precisamos de “uma Igreja permanentemente em estado de oração, formação, renovação e missão, cada vez mais atenta e todas as pessoas e sinais dos tempos; uma Igreja mais dinâmica e participativa, discipular e missionária, próxima e acolhedora, que não fique à espera das pessoas, mas que vá ao seu encontro”, particularmente daqueles que “vivem sem esperança, e se encontram imersas numa profunda tristeza”. A este propósito, lembrou ainda a importância da “da linguagem adoptada pela Igreja e desta se perguntar se aqueles para quem fala a entendem verdadeiramente”.
Depois do almoço, por volta das 15h00, os sacerdotes ainda tiveram oportunidade de realizar uma Visita Cultural ao Mosteiro de São Bento, guiados pelo P. João Pedro Marques, Vigário Paroquial.

( Fonte: Departamento Arciprestal da Comunicação Social)


Sem comentários: