quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O Terço

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, a Tia Joana, conhecida por toda vizinhança, foi vender as suas verduras na casa de um protestante e perdeu o terço no jardim da casa dele. Passados alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa. 
O protestante veio logo a gozar da Tia Joana, e dizia-lhe:
 - "A tia Joana perdeu o seu Deus"? 
Ela humildemente respondeu: - "Eu, perder o meu Deus? Nunca"!
Ele, então, pegou o terço e disse: - "Não é este o seu Deus?
Ela humildemente respondeu: - "Graças a Deus, você encontrou o meu terço. Muito obrigada". 
-"Por que não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia?" perguntou ele.
-"Porque a Bíblia não sei ler, e com o terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no coração." - disse ela.
- "Medita a Palavra de Deus? Como assim? Poderá dizer-me?" perguntou ele.
Respondeu a Tia Joana, pegando no terço: -"Posso sim. Quando eu seguro na cruz, lembro-me que o Filho de Deus deu todo o Seu sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Esta primeira conta grossa lembra-me que há um só Deus Omnipotente. 
Estas três contas pequenas lembram-me as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa conta grossa faz-me lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai Nosso. 
O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério tem dez Ave-Marias, que me fazem lembrar os Dez Mandamentos que o Senhor mesmo escreveu na tábua de Moisés. 
O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios, que são: os cinco gozosos, os cinco dolorosos e os cinco gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia eu rezo os gozosos, lembando-me do humilde lar de Maria de Nazaré. Ao meio dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar da dura caminhada de Jesus Cristo para o calvário. Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a salvação a toda humanidade.
E agora, diga-me onde está a idolatria?"
Ele depois de ouvir tudo isso disse: 
- "Eu não sabia disso. Ensina-me, Tia Joana, a rezar o terço"!





Sem comentários: