quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Santuário de São Bento da Porta Aberta vai ser basílica menor.

O arcebispo de Braga anunciou que o Santuário de São Bento da Porta Aberta vai receber o título de ‘basílica menor’, falando na Missa a que presidiu no local de culto situado em Rio Caldo, Terras de Bouro.
D. Jorge Ortiga referiu ao jornal diocesano ‘Diário do Minho’ que este santuário é um “centro de espiritualidade”, ao qual acorrem todos os anos milhares de peregrinos devotos a São Bento, um dos motivos que mais pesaram na decisão tomada pela Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
“O Santuário merece este título não apenas pela sua história, mas também por toda a devoção a São Bento, agora confirmada pela Santa Sé. Este é também um duplo desafio para o futuro”, salienta o arcebispo primaz.
D. Jorge Ortiga manifestou “grande alegria” pela concessão do título e sublinhou que embora a elevação se prenda muito com o passado do santuário, constitui também um compromisso para o futuro.

Há “basílicas maiores” e “basílicas menores”, de que são exemplo, em Portugal, a dos Mártires, em Lisboa; a Real, de Castro Verde; as de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade de Fátima; e a mais recente, a do Santo Cristo do Outeiro, na Diocese de Bragança-Miranda.

Fonte: (Braga, 11 fev 2015 (Ecclesia) 


Sem comentários: