sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Para todos os jovens pensarem ....

As 12 coisas que devem evitar fazer ou dizer às mães para as aliviar de tanto sofrimento .....

1. Demorar para atender o telemóvel.
Vocês fazem ideia de quantas tragédias podem passar na cabeça de uma mãe naqueles segundos em que estão a pensar em atender ou não a ligação dela?

2. Reclamar que a comida está má.
Ela pode ter tido um dia péssimo. E também não é sempre que tudo sai queimado ou salgado, não é mesmo?

3. Rir da vossa mãe.
Num momento de nervosismo, rir ou debochar da vossa mãe para tentar amenizar as coisas, só piora, acredita.

4. Dizer que a odeia.
Jamais, nem pense nisso. Porque, possivelmente, isso mesmo que não seja verdade é algo que magoa profundamente, não importa a idade do filho. Todas as mães já moveram montanhas pelos filhos em algum momento da vida. Sê grato(a) por ela.

5. Esquecer o aniversário ou Dia das Mães.
Um cartão, uma flor ou uma caixinha de chocolate juntos com uma boa tarde de conversa não custa nada e enche o coração de uma mãe de satisfação.

6. Não dar atenção à vossa mãe.
Deixar de ir a um cinema, um passeio, ao mercado ou qualquer outro lugar com a vossa mãe por qualquer motivo. Mesmo que vocês sejam adolescentes ou adultos, chegará uma hora na vida em que pensarás "eu poderia ter sido um filho melhor e ter passado mais tempo com ela".

7. Remoer no passado.
Em qualquer relacionamento falar do passado traz de volta lembranças e discussões que levam a mais mágoas e tristezas. O melhor mesmo é pôr uma pedra em assuntos delicados e exercitar o perdão.

8. Ficar muito tempo sem visitá-la.
A correria do dia a dia não deixa muito tempo para ninguém. E os dias, semanas e até meses vão se passando e então eu pergunto: quando foi a última vez que vocês foram a casa da vossa mãe?

9. Deixá-la sem comunicação com os netos.
Fatalmente uma mãe vai se tornar uma avó. Mesmo que vocês morem longe um do outro, hoje em dia a tecnologia está aí para ajudar a diminuir esse problema. De qualquer forma, carta e fotos impressas não saíram totalmente de moda e podem ser um recurso para diminuir as fronteiras.

10. Culpá-la pelas vossas escolhas.
Claro que as mães influenciam muito nas vossas decisões. Porém, quem as toma sois vós. Encontrar um culpado que não sejam vocês mesmos não vai tornar as coisas melhores.

11. Gritar com a vossa mãe.
Levantar a voz para qualquer pessoa é desrespeitoso. Se for com a mãe parece ser muito pior.

12. Deixá-la envelhecer sozinha.
Depois de uma boa parte da vida dedicada aos filhos, muitas mães acabam sozinhas e sem a assistência dos filhos.
Nem sempre é fácil. Às vezes é preciso ter paciência, pois, nem sempre a nossa mãe vai fazer o que desejamos. Mas, por ela ser mãe, sempre estará um degrau acima do nosso.  



Sem comentários: