quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

"A marca de um coração generoso"

«Guardamos no nosso coração as melhores impressões de quem nos recebe e trata com delicadeza. Uma saudação, um reparo, uma pequena atenção, um atendimento cordial, um cuidado tornam a vida mais bela e feliz.
Mas, quem é que não gosta de ser tratado com BONDADE?
A bondade é uma característica da pessoa que tem inclinação para o bem. Que pratica boas ações. Do latim “bonidate”, é a qualidade de quem tem boa índole.
Ter bondade é ser benevolente, ser amável, é procurar ajudar o outro. Benevolente significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação às outras pessoas, revelando altruísmo e empatia. Um amigo é um ser benévolo, porque tem boas intenções, é sincero, compreensivo e tolerante.
A par da bondade está a misericórdia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão) e cordis (coração). "Ter compaixão do coração" significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente.
A ausência de bondade impede, fecha as portas e leva à indiferença. Quantas vezes nos sentimos desanimados, tristes, dececionados, quando o trabalho não corre bem, falhamos … A bondade torna-se essencial. Necessitamos de encontrar apoio e compreensão. Deus é bom, é amor. Que enorme bondade a de Jesus: curava os doentes, acarinhava as crianças, perdoava os pecadores. Perdoar é o valor mais sublime da bondade. Amor de benevolência. Ver no erro do outro a nossa própria fraqueza e para isso é necessário ter “entranhas de misericórdia”. A bondade não é apenas ser simpático, é a marca de um coração generoso.»

(Fonte: Hélio Domingues - 29-01-2016)



Sem comentários: