segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Papa Francisco: não procurar sucesso, riqueza, poder e prazer a qualquer preço.

“A condição para fazer parte do reino é realizar uma mudança na nossa vida, isto é converter-se, dando um passo a cada dia: trata-se de deixar os caminhos, convenientes, mas enganosos, dos ídolos deste mundo: o sucesso a todo custo, o poder à custa dos mais fracos, a sede de riqueza, o prazer a qualquer preço: comportamentos que são do diabo”. Foi o que recordou o Papa Francisco na sua alocução que precedeu neste 2º Domingo do Advento, a Oração mariana do Angelus com os fiéis reunidos na Praça São Pedro. Em uma manhã de céu coberto o Papa disse que o convite é “abrir o caminho ao Senhor que vem. Ele não tira a nossa liberdade, mas nos dá a verdadeira felicidade”.

A missão do cristão
"Com o nascimento de Jesus em Belém, é o próprio Deus que veio habitar no meio de nós, para nos libertar do egoísmo, do pecado e da corrupção". “O Reino de Deus disse Jesus está no meio de vocês! Esta é a mensagem central de toda a missão cristã”, explicou  o Papa Francisco revelando o quanto é importante esta “boa notícia”.

“Quando um missionário vai, um cristão vai anunciar Jesus, não vai fazer proselitismo, como se fosse um torcedor que procura para o seu time mais torcedores. Não, vai simplesmente a anunciar: o Reino de Deus está no meio de vocês! E assim o missionário prepara o caminho para Jesus que encontra o seu povo”.

Reino de Deus
“Certamente, o reino de Deus se estenderá indefinidamente para além da vida terrena, mas a boa notícia que Jesus nos traz – e que João antecipa – é que o reino de Deus, não devemos esperar por ele no futuro: aproximou-se, e de alguma forma, já está presente e podemos experimentá-lo agora o poder espiritual.

“Deus vem estabelecer o seu domínio na nossa história, na nossa vida quotidiana; e lá onde é acolhido com fé e humildade brotam o amor, a alegria e a paz”.

Tempo de Natal
Aproximamos-nos do Natal – destacou o Papa – “um dia de grande alegria, também exterior, mas é principalmente um evento religioso, por isso é necessária uma preparação espiritual”.

“Neste tempo de Advento, deixemos-nos guiar pela exortação de João Batista: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’. Nós preparamos o caminho do Senhor e endireitamos as suas veredas, quando examinamos a nossa consciência, quando vemos  as nossas atitudes, quando com sinceridade e confiança confessamos os nossos pecados no sacramento da Penitência”.

Neste Sacramento experimentamos nos nossos corações a proximidade do reino de Deus e a sua salvação. A salvação de Deus é obra de um amor maior, maior do que nosso pecado; somente o amor de Deus pode cancelar o pecado e livrar do mal, e somente o amor de Deus pode guiar-nos no caminho do bem.

Que a Virgem Maria  – concluiu o Papa Francisco – nos ajude a preparamos-nos para o encontro com este Amor-maior que na noite de Natal se fez pequeno, pequeno, como uma semente, caída na terra, a semente do Reino de Deus.

Antes de se despedir dos fiéis o Papa desejou a todos um bom caminho de Advento. “Nestes dias – concluiu – vamos rezar juntos, pedindo a sua materna intercessão para a conversão dos corações e o dom da paz. E por favor, não se esqueçam de rezar por mim.”


Sem comentários: