quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comandantes e Comandados

Havia um pai que possuía uma barca para transporte de escravos e tinha dois filhos que trabalhavam com ele. Um dos seus filhos era o capitão da barca, o outro simplesmente conduzia os escravos para dentro da barca e os colocava nos porões da mesma. O filho capitão era sempre cobrado intensamente pelo seu pai, qualquer detalhe era suficiente para que o seu pai o ofendesse, o chamasse de incompetente, etc...
Ao contrário, do outro filho ele não exigia absolutamente nada. O filho condutor irritava-se com facilidade, insinuando que merecia um posto melhor dentro da barca, que não acreditava que ele, sendo filho, merecesse ficar ali junto dos escravos enquanto o seu irmão vivia no bem-bom da embarcação, mal sabendo das cobranças que o seu irmão recebia. Certo dia, o filho condutor resolveu questionar o seu pai:
- Porque é que o meu irmão é capitão da barca enquanto eu fico ali sujo, mal cheiroso, junto dos escravos?
O pai, ao invés de responder-lhe, deu-lhe uma tarefa:
- Filho, estou a ouvir um barulho lá no porão que não é normal. Poderias verificar do que se trata?
O filho aborrecido pela falta de resposta, saiu para ver do que se tratava o barulho. Alguns minutos depois voltou e disse ao seu pai que era uma gata que tinha tido alguns filhinhos.
O pai insistiu:
- Quantos filhinhos são?
O filho foi verificar, voltou e disse que eram cinco gatinhos... O pai perguntou novamente:
- Cinco gatinhos? Quantos machos e quantas fêmeas?
O filho foi verificar novamente. Voltou e disse que eram quatro machos e uma fêmea. O pai, testando a paciência do filho perguntou-lhe:
- Poderias verificar como essa gata foi parar ao porão?
O filho, já irritado foi e não descobriu como ela tinha entrado na barca. O pai obtendo estas respostas chamou o filho capitão e em frente ao filho condutor disse-lhe:
- Capitão, estou a ouvir um barulho lá no porão que não é normal. Poderia verificar do que se trata?
O capitão foi e após alguns minutos retornou dizendo:
- Pai, você precisa ver que gracinha, uma gatinha que entrou na barca no último porto que estivemos, foi se alojar no porão para dar à luz cinco gatinhos: 4 machos e 1 fêmea. Tem 3 malhadinhos e 2 pretinhos. Você precisa ver que bonitos que são estes gatinhos...
O pai olhando para o filho condutor, disse-lhe:
- Entendeste o porquê de teres o emprego que tens?
 
(desconheço o autor)

Moral da História:
Às vezes estamos tão preocupados com o que os outros estão a fazer que nos esquecemos da importância de executarmos e bem, todas as actividades que nos são confiadas, pois é na fidelidade ao pouco que Deus nos oferece mais e mais!
 

Sem comentários: