quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ministério da Catequese...

No Novo Testamento encontrámos o exemplo dos Discípulos que se convertem em Apóstolos. Ouvem o Mestre, acolhem a Boa-Nova e são enviados por todo o mundo a anunciar o Evangelho.
Encontrámos também o exemplo da possibilidade de extremos, em que Saulo, perseguidor de cristãos, se transforma, após a queda do cavalo, em S. Paulo, fervoroso evangelizador, onde "já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim".
Agora encontrámos tantos Catequistas que, espalhados pelo mundo, ouvem a proposta de Deus e respondem através do Ministério da Catequese.

Contudo, quem são realmente esses catequistas?
Apesar de desde o Concílio Vaticano II, alguns Bispos terem procurado valorizar o Ministério da Catequese no seio da Comunidade Cristã, como um Dom dirigido a qualquer um dos seus membros, a verdade é que ainda hoje o Ministério da Catequese pertence ao Presbítero, que ao não o assumir, estará sempre a delegar nos Leigos a sua responsabilidade. Os Bispos devem assim ser os primeiros catequistas da diocese pela qual são responsáveis, tal como os Padres devem ser os primeiros catequistas da paróquia onde são responsáveis. Isso mesmo foi também referido pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, no Encontro Arciprestal de Catequistas. Mas muitas vezes que papel desempenham realmente os Presbíteros na catequese da comunidade onde estão inseridos?

Ministério da Palavra e da Catequese
Nos Actos dos Apóstolos, é referido isso mesmo: "Não é conveniente que abandonemos  a Palavra de Deus para servirmos às mesas (...) Quanto a nós, permanecermos assíduos à oração e ao ministério da Palavra". E não se incluí no Ministério da Palavra, o Ministério da Catequese? Segundo o documento Dei Verbum, nº 24 "Também o ministério da palavra, isto é, a pregação pastoral, a catequese, e toda a espécie de instrução cristã, na qual a homilia litúrgica deve ter um lugar principal, com proveito se alimenta e santamente se revigora com a palavra da Escritura."

Assim, é importante que os Leigos assumam um papel determinante no Ministério da Catequese, já que a comunidade necessita deles, mas é ainda mais importante que os Presbíteros sejam a peça fundamental no Ministério da Catequese nas comunidades cristãs pelas quais são responsáveis.



Sem comentários: