quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O mais importante...

Certo dia, uma mãe cuidadosa na educação da sua filha, perguntou-lhe quando ela era ainda adolescente: 
- Sabes qual é a parte mais importante do teu corpo? 
A jovem, pensou na limitação dolorosa dos surdos,  e respondeu: a mais importante é o ouvido. 
- Não, respondeu a mãe. À medida que fores crescendo, descobrirás qual é. Passado algum tempo, a mãe perguntou novamente: 
- Então qual é a parte mais importante do corpo? 
A filha, vendo que os olhos são importantíssimos para a felicidade das pessoas, respondeu: - São os olhos. 
A mãe disse-lhe que a resposta não estava correcta. O tempo foi passando e a jovem ia procurando a resposta certa. Até que, um dia, a morte passou pela sua casa e o avô morreu. Todos choraram aquela morte. Até o pai, que nunca chorara, não conteve as lágrimas. Quando a jovem foi dar o último adeus ao avô, a mãe disse-lhe: 
- É hoje o dia em que vais aprender qual é a parte mais importante do corpo. Vais saber que a parte mais importante, são os teus ombros. 
- Porque sustentam a minha cabeça? – perguntou a filha.
- Não. É porque podes sustentar a cabeça de um amigo ou de uma pessoa amada quando eles chorarem. Todos precisam de um ombro quando choram em alguns momentos difíceis da vida. 
Então disse a jovem: 
- Descobri qual era a parte mais importante do corpo, porque naquela hora quem precisou de um ombro fui eu... 
– E também aprendeste que os teus ombros são importantes para os teus amigos nas horas de sofrimento físico ou moral - acrescentou a mãe. 

(desconheço o autor)

Moral da história: 
As pessoas esquecerão o que lhes dissemos e o que lhes fizemos, mas não esquecerão o conforto moral que lhes oferecemos. Os amigos são como as estrelas: muitas vezes não as vemos, mas estão no firmamento. Os amigos podem andar longe, afastados do nosso caminho, mas estarão visíveis junto de nós quando precisarmos do seu ombro, do seu alento, do seu conforto, da sua esperança. 


Sem comentários: