segunda-feira, 12 de março de 2012

O que é a catequese?

Quando se fala em catequese, muitos pensam só na catequese para preparar as crianças para a Primeira Eucaristia ou para o Crisma. Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”. A catequese faz parte da acção evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. 
Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e activa participação do mistério litúrgico e irradiando uma acção apostólica. Segundo a afirmação dos Bispos a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

A CATEQUESE É UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO DA FÉ:
Em comunidade – porque é algo que se vai realizando aos poucos, num caminhar em comunidade, à procura de uma sociedade fraterna e justa.
É dinâmica – porque está sempre atenta às situações históricas e sociais da nossa realidade.
É sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
É permanente – porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.

A CATEQUESE É:
A missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
Uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados;
Um anúncio e serviço para procurar um vivo contacto com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.

Catequese é diferente da evangelização que é o primeiro anúncio do evangelho e nos leva à conversão. A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contacto vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã. 

A CATEQUESE:
Leva à motivação para procurar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça;
Leva a uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
Leva a uma iniciação no compromisso missionário da Igreja;
Leva ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão: - A Jesus Cristo, o Salvador que anunciamos; ao homem, herdeiro do Reino de Deus; e à Igreja, povo de Deus.
A catequese leva em conta as condições da pessoa: as suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-o para a vivência da sua fé integrada no dia-a-dia da sua vida cristã. Os problemas sociais que hoje as pessoas enfrentam exigem novas formas de catequizar. Por isso, é necessário dedicar-se à educação da fé para criar responsabilidades nas acções, respeitando a dignidade e os direitos humanos.

COMO TORNAR-SE CATEQUISTA: 
Catequizar enche-nos de alegria como também de muitas preocupações. Ser catequista não é fácil. É muito mais simples ensinar umas respostas do catecismo, para guardá-las na memória do que fazer catequese. A verdadeira catequese não é teórica, é VIDA, é acção. Programando-nos, conhecemos melhor a realidade que queremos transformar com a Palavra de Deus.

PENSEMOS COM SERIEDADE: O QUE É SER CATEQUISTA?
Quando não vemos os resultados imediatos da acção catequética pensamos que seja inútil catequizar. Muitos catequistas começam com um certo entusiasmo e nas primeiras dificuldades desistem. É necessário ter paciência e dedicação. A catequese é uma caminhada ou uma acção contínua, como processo educativo da fé. O catequista tem como missão educar a fé de toda a comunidade para que, catequizada, seja catequizadora. Isto requer tempo: meses, anos...
“O catequista é enviado. A sua missão possui duplo sentido: é enviado por Deus, constituído ministro da Palavra pelo poder do Espírito Santo, e é enviado pela comunidade, pois é em seu nome que ele fala. Integrado na comunidade, conhece bem a sua história e as suas inspirações, sabe animar e coordenar a participação de todos” (Formação dos catequistas).

O CATEQUISTA É UMA PESSOA QUE:
Crê em Jesus Cristo e segue o seu evangelho;
Responde à sua vocação de baptizado e crismado;
É indicado e acolhido pela comunidade. Isto quer dizer que é membro actuante e participante da comunidade e dá testemunho de vida cristã;
Procura com dedicação a formação necessária para esta missão.

Quando aceitamos ser catequistas tomamos consciência de que a nossa opção é uma resposta ao chamado de Jesus Cristo. Como os apóstolos, podemos continuar o projecto de Jesus: “…levar a boa notícia aos pobres e libertar os oprimidos...” (Lucas 4,18)
A catequese compromete-nos a ajudar os nossos irmãos nos caminhos da fraternidade, da justiça, da liberdade e da paz. Assim podemos dizer que a nossa opção é por Cristo e pelos irmãos. Quando avaliamos a nossa catequese devemos perguntar-nos se estamos a procurar esses caminhos que levam a criar uma nova sociedade, segundo o Projecto de Deus. Se a nossa catequese não caminha nesse sentido e se nos contentamos apenas em semear algumas boas ideias, algumas palavras bonitas aos nossos catequizandos, não cumprimos o que Deus espera de nós.

A IDENTIDADE DO CATEQUISTA FUNDAMENTA-SE:
No chamado por Deus;
Na vida de fé que vive e transmite;
Na maturidade humana e cristã;
Na participação da missão da Igreja a serviço da humanidade.


SER CATEQUISTA: UM CHAMAMENTO DE DEUS 

Como nos chama Deus? Como sabemos que é Ele que nos chama? Quais foram as situações humanas que nos motivaram a sermos catequistas?

Deus manifesta a sua vontade por diversas circunstâncias. Em qualquer situação o Senhor diz-nos: “Vem e segue-me” (Marcos 2,14)

A vocação é um chamamento de Deus que espera da pessoa uma resposta para que esta pessoa possa realizar-se. A vocação é, portanto, a realização do Plano de Deus na vida de cada um. A vocação manifesta-se em dois sentidos:

A descoberta da própria vocação e o compromisso de vivê-la com toda a intensidade.

AS GRANDES VOCAÇÕES NA BÍBLIA:
Na Bíblia o chamamento ou vocação de uma pessoa, por parte de Deus, corresponde ao compromisso de reunir e formar o seu povo: o Povo de Deus. Este é o elemento central da vocação na Bíblia. Deus continua a chamar pessoas para reunir e formar o seu Povo. Quando alguém é chamado por Deus, sempre é chamado para servir ao Povo em Seu nome, revelando o Seu amor e a Sua Aliança. É um serviço que exige fidelidade. Se reflectirmos sobre a nossa vocação, vemos que também ela tem os mesmos sinais bíblicos. (Ler e reflectir: Ex 3,4; Is 6,8; Jr 1,1-10; Mt 10,1-4; Jo 1,34-38; Rm 1,1)

COMO NOS CHAMA DEUS?
Ele chama-nos numa situação concreta. Como por exemplo: um convite do pároco ou da coordenação da catequese, outras vezes quando sentimos que há necessidade de catequistas na comunidade e em outras situações. Se isto nos preocupa é sinal que estamos a descobrir o chamamento de Deus. Os personagens bíblicos também foram chamados para uma determinada missão. Para que nos chama Deus? 
Ele chama-nos para anunciar a Sua Palavra, ser testemunhas dos valores do Seu Reino e para sermos os porta-vozes da Sua mensagem. A nossa vocação é um presente de Deus. Somos chamados porque Deus nos ama. Este amor exige uma resposta. A nossa vocação de catequista insere-se e tem uma raiz na vocação cristã. No Baptismo e no Crisma recebemos o compromisso de colaborar no anúncio da Palavra de Deus, segundo as nossas condições. Ter confiança em Deus. Pensamos, muitas vezes que não somos capazes de realizar a nossa missão catequética. Isso até nos pode levar ao desânimo. Por isso, é importante que confiemos em Deus, certos de que é um serviço de Deus e para Deus.
O ser catequista renova-se a cada dia. Os catequistas, através da sua missão, experimentam momentos de alegria, de paz, de entusiasmo, apesar do cansaço, das renúncias e dos sacrifícios. A lembrança, renovada cada dia, do primeiro chamamento de Deus, ajuda a sermos perseverantes e fiéis. 

Como é que a nossa vocação de catequistas se manifesta no dia-a-dia? 
Há sinais evidentes que transparecem na nossa vocação, tais como: gosto pela catequese; procura de criatividade para melhorar os encontros catequéticos; esperança de melhorar a sociedade; comunicação no grupo de catequistas; alegria ao sentir os bons resultados; e a motivação para obter uma crescente formação e a consciência de ser enviado em nome da Igreja. 

QUAL É O OBJETIVO DA CATEQUESE? 
Educar na fé as diversas dimensões da vida cristã, a luz da Palavra de Deus, para construir comunidades catequizadoras comprometidas com a verdade e a justiça, sinais do Reino já presente entre nós. Quando, então, podemos dizer que a nossa catequese atinge o objectivo da Catequese Renovada?
Quando é uma caminhada de fé e não um simples ensino de doutrina.
Quando é um processo permanente numa catequese de adultos e não só para crianças e adolescentes ou tendo só em vista a preparação aos sacramentos.
Quando a comunidade é catequizada e catequizadora, na certeza de que ela é a fonte e o lugar da educação da fé.
Quando Jesus Cristo é o centro da catequese, como caminho ao Pai e aos irmãos, pelo Espírito Santo.
Quando a Bíblia é a fonte da catequese.
Quando a catequese introduz na vida litúrgica, prepara para os sacramentos, dentro de uma caminhada contínua de comunidade.
Quando prepara o catequizando para assumir o seu papel na sociedade como verdadeiro cristão.
Quando a catequese está presente nos costumes e nas festas do povo.





Sem comentários: