segunda-feira, 26 de março de 2012

O que representa a Páscoa?

A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.
A palavra "Páscoa" – do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" – significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de Março e, no sul, em 22 ou 23 de Setembro. 
A data cristã foi fixada durante o Concílio de Nicéa, em 325 d.C., como sendo "o primeiro Domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal, adoptado como sendo 21 de Março. A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na Quinta-feira santa. Os fiéis cristãos celebram a ressurreição de Cristo e a sua elevação ao céu. As imagens deste momento são a morte de Jesus na cruz e a sua aparição. A celebração começa sempre na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Páscoa: é a chamada semana santa.
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a sua crucificação. É comum em todas as igrejas cristãs, o Domingo ser um dia destinado à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada através da Eucaristia, porém o Domingo de Páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição, a festa da vida. 
A festa da Páscoa faz referência à última ceia de Jesus com os discípulos, a sua prisão, o julgamento, a condenação, a crucificação e a ressurreição. A celebração inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, período compreendido como Semana Santa. 
A Páscoa é uma das festas mais antigas, e a principal festa do ano litúrgico cristão, surgiu em Roma no início do segundo século. A forma de calcular o Domingo de Páscoa é contando 46 dias a partir da quarta-feira de cinzas.
A Páscoa cristã acontece antes da quaresma, período que dura 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos, que ocorre uma semana antes da Páscoa. A festa dos ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, pouco antes da sua morte. Como não se sabe exactamente o dia da ressurreição, comemoramos a Páscoa no primeiro domingo depois da lua cheia, que ocorre entre os dias 21 de Março e 25 de Abril, chamada data do equinócio.




Sem comentários: