quarta-feira, 20 de junho de 2012

CARTA AOS PAIS SOBRE O SIGNIFICADO DA PRIMEIRA COMUNHÃO

Caríssimos pais:  

Aproxima-se o dia da Festa do Perdão e da Eucaristia. É uma Festa que deve ser devidamente preparada, quer pelas crianças, quer pelos seus pais, “primeiros educadores da Fé”. 
A Primeira Comunhão tem um significado muito especial, que passo a recordar brevemente: 
- Uma criança já baptizada, ao abeirar-se da Eucaristia, é acolhida à mesa onde o Pai reúne todos os seus filhos. Se numa família humana “estar à mesa” é sinal de intimidade e comunhão, então numa «família cristã» (na Igreja), participar da Eucaristia é estar em Comunhão com Cristo e com os que pertencem a Cristo. E esta será a primeira vez. Mas não a última, em que isso acontece. 

- Neste sentido, a Eucaristia que celebramos não é um «assunto privado» de cada menino. Não é só, nem em primeiro lugar, uma «festa da família aí em vossa casa». É sobretudo uma celebração de toda a Igreja. Porque é a Igreja (Povo de Deus; Comunidade Cristã) que celebra a Eucaristia. E assim como a Comunidade acolheu esta criança no Baptismo, reconhecendo-a como filho(a) de Deus, acolhe-a agora à volta da mesa da Eucaristia. Acolhe, com a condição, de que esta criança realmente quer e precisa da Eucaristia. E quer a Eucaristia, não uma vez, quando calha, mas todas as vezes, que é chamada a fazê-lo: aos domingos e dias santos. 

- A Eucaristia não pode, de facto, ser desligada do Baptismo. Ela é o alimento e o sustento do Baptismo. É nela que o cristão escuta a Palavra e celebra a presença amiga do Senhor. É nela que o Pai alimenta os seus filhos. É nela que o Filho dá a vida por nós. É nela que o Espírito de Deus nos une no mesmo amor. Os Sacramentos que iniciam a nossa relação com Cristo e com a Igreja são o Baptismo, a Eucaristia e a Confirmação. Ao fazer a Primeira Comunhão (Festa da Eucaristia), as crianças dão mais um passo na sua Iniciação Cristã. Quer dizer, entram um pouco mais, participam mais activamente. 
Não se pode aceitar que alguém celebre a Eucaristia, para logo a deixar... Não se concebe que alguém queira ser iniciado na vida da comunidade, participando na Eucaristia, e logo depois esqueça a Comunidade e a Eucaristia. É uma ofensa gravíssima a Deus, pedir a Comunhão para logo depois a desprezar. Os pais, devido a tenra idade dos seus filhos, têm ainda especial responsabilidade nesta festa. A sua participação na Eucaristia Dominical é essencial. O seu testemunho é fundamental. Como hão-de os filhos, ainda tão dependentes dos pais, participar na Eucaristia se os pais não o fazem e até os impedem de fazer? 

- É inadmissível que uma criança faça a Primeira Comunhão quase como quem faz a última! É inadmissível dar a comunhão a uma criança que diz querer estar mais dentro da vida da Igreja e logo depois abandonar a Catequese, a Eucaristia e a Comunidade. 
Preparemo-nos bem. Nós e os nossos filhos. 

(Texto de Pe. Amaro Gonçalo Ferreira Lopes)




Sem comentários: