terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

COMO TORNAR-SE CATEQUISTA

Catequizar enche-nos de alegria como também de muitas preocupações. 
Ser catequista não é fácil. É muito mais simples ensinar umas respostas do catecismo, para guardá-las na memória do que fazer catequese. 
A verdadeira catequese não é teórica, é VIDA, é ação. Programando-nos, conhecemos melhor a realidade que queremos transformar com a Palavra de Deus.

PENSEMOS COM SERIEDADE: O QUE É SER CATEQUISTA?
Quando não vemos os resultados imediatos da ação catequética pensamos que seja inútil catequizar. Muitos catequistas começam com um certo entusiasmo e nas primeiras dificuldades desistem. É necessário ter paciência e dedicação. 
A catequese é uma caminhada ou uma ação contínua, como processo educativo da fé. O catequista tem como missão educar a fé de toda a comunidade para que, catequizada, seja catequizadora. Isto requer tempo: meses, anos...
O catequista é enviado. A sua missão possui duplo sentido: é enviado por Deus, constituído ministro da Palavra pelo poder do Espírito Santo, e é enviado pela comunidade, pois é em seu nome que ele fala. Integrado na comunidade, conhece bem a sua história e as suas inspirações, sabe animar e coordenar a participação de todos” (Formação dos catequistas).

O CATEQUISTA É UMA PESSOA QUE:
  1. Crê em Jesus Cristo e segue o seu evangelho;
  2. Responde à sua vocação de batizado e crismado;
  3. É indicado e acolhido pela comunidade. Isto quer dizer que é membro atuante e participante da comunidade e dá testemunho de vida cristã;
  4. Procura com dedicação a formação necessária para esta missão.

Quando aceitamos ser catequistas tomamos consciência de que a nossa opção é uma resposta ao chamado de Jesus Cristo. Como os apóstolos, podemos continuar o projeto de Jesus: “…levar a boa notícia aos pobres e libertar os oprimidos...” (Lucas 4,18)


A catequese compromete-nos a ajudar os nossos irmãos nos caminhos da fraternidade, da justiça, da liberdade e da paz. Assim podemos dizer que a nossa opção é por Cristo e pelos irmãos.
Quando avaliamos a nossa catequese devemos perguntar-nos se estamos a procurar esses caminhos que levam a criar uma nova sociedade, segundo o Projeto de Deus. Se a nossa catequese não caminha nesse sentido e se nos contentamos apenas em semear algumas boas ideias, algumas palavras bonitas aos nossos catequizandos, não cumprimos o que Deus espera de nós.

A IDENTIDADE DO CATEQUISTA FUNDAMENTA-SE:
  1. No chamado por Deus;
  2. Na vida de fé que vive e transmite;
  3. Na maturidade humana e cristã;
  4. Na participação da missão da Igreja a serviço da humanidade.




Sem comentários: