segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O QUE É A CATEQUESE?

Quando se fala em catequese, muitos pensam só na catequese para preparar as crianças para a Primeira Eucaristia ou para o Crisma. 
Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. 
Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. 

O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã". Segundo o Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...”.

A CATEQUESE É UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO DA FÉ:
  1. Em comunidade – porque é algo que se vai realizando aos poucos, num caminhar em comunidade, à procura de uma sociedade fraterna e justa.
  2. É dinâmica – porque está sempre atenta às situações históricas e sociais de nossa realidade.
  3. É sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
  4. É permanente – porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.
A CATEQUESE É:
  • A missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
  • Uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados;
  • Um anúncio e serviço para procurar um vivo contacto com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.
A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contacto vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspetos da vida cristã. 

A CATEQUESE:
  • Leva à motivação para procurar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça;
  • Leva a uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
  • Leva a uma iniciação no compromisso missionário da Igreja;
  • Leva ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão: - A Jesus Cristo, o Salvador que anunciamos; ao homem, herdeiro do Reino de Deus; e à Igreja, povo de Deus.
A catequese leva em conta as condições da pessoa: as suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-o para a vivência da sua fé integrada no dia-a-dia da sua vida cristã. Os problemas sociais que hoje as pessoas enfrentam exigem novas formas de catequizar. Por isso, é necessário dedicar-se à educação da fé para criar responsabilidades nas acções, respeitando a dignidade e os direitos humanos.


Sem comentários: