sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O pingo de tinta na folha

Certa vez, um professor chegou à sala de aula e disse aos alunos que ia dar uma prova relâmpago. Todos aguardavam assustados.
O professor foi entregando a cada aluno a folha da prova, como sempre fazia, virada para baixo, e pediu que ninguém desvirasse a folha antes de ele permitir. 
Quando desviraram, para surpresa de todos, havia apenas um pingo de tinta vermelha que se espalhava de forma disforme, ocupante menos de um centímetro quadrado.
-“Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão a ver”, disse o professor.
Terminado o prazo, o professor recolheu as respostas e leu-as para todos. Os alunos, sem exceção, comentaram sobre a mancha, esquecendo-se do resto da folha que estava limpinha e bonita.

A sociedade é assim. Se numa rua há 100 famílias honestas e integradas, e apenas uma que “apronta”, é só desta que se fala, às vezes mostrando a sua imagem para o mundo todo. 

Se uma pessoa tem cem qualidades e um defeito, é só desse que se comenta. 
Encontrar defeitos é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil.

As pessoas esquecem-se que todos somos seres humanos, que temos qualidades e também temos defeitos, que todos erramos, mas algumas não entendem... e acabam por fazer uma "tempestade" diante de um erro, cada falha passa a ser um motivo, isso vai se acumulando, de tal forma que começam a não acreditar neles próprios.., afinal "todos nós temos defeitos".. tentamos sempre fazer o melhor, preocupamos-nos demais em não errar e tentamos ser vistos como uma pessoa esforçada. O tentar ser "melhor" é tanto que exigimos demais de nós, ai é que as pessoas não percebem que nos preocupamos de verdade... e acabam por nos criticar e apontar a cada momento possível os nossos erros. E quando percebem todo o nosso esforço, já será quando estivermos ausentes.

Antes de julgar os outros, faça um julgamento de si mesmo.

De todas as virtudes, a humildade é o fundamento e a guarda. Sem humildade, não há virtude que possa existir numa alma.

Maria Santíssima era humilde... - “O Senhor fez em mim maravilhas”. 
Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.

Maria sabia reconhecer-se como humilde serva, sentia-se nada diante do Senhor, sem vaidade nenhuma oferecia ao Senhor os louvores que recebia e não havia nada no seu coração que centrasse nela própria. Ela era simples, todos os seus atos eram feitos no silêncio e no escondimento. A humildade de Maria é a principal virtude que esmaga a cabeça do demônio. Nossa Senhora nunca se esqueceu que tudo nela era dom de Deus. Ela alegrava-se em servir ao próximo e colocava-se sempre em último lugar.

Devemos procurar a humildade, pensando sempre que se temos qualidades e potenciais, tudo devemos a Deus, tudo isso é dom de Deus. 
Compreendamos que o homem sem Deus não é nada e nada possui. Nunca nos devemos deixar levar pelo orgulho, pela vaidade e soberba. Devemos ser modestos, comedidos, sem vaidade, sempre dispostos a servir aos outros, ter simplicidade na maneira de nos apresentarmos e quando recebermos um elogio dar os créditos a Deus. 
A humildade opõe-se à soberba. 

“Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva.” (Lc. 1,48) 
“Derrubou os poderosos de seus tronos E exaltou os humildes.” (Lc. 1,52).

Ter paciência é não perder a calma, manter a serenidade e o controlo emocional. Além disso é saber suportar, como Maria, os desabores e contrariedades do dia a dia, saber suportar com paciência as nossas próprias cruzes. 
Devemos saber ouvir as pessoas com calma e atenção, sem pressa, exercitando assim a virtude da caridade. Fazer um esforço para nos calarmos frente àquelas situações mais irritantes e setressantes. 
Quando houver um momento de impaciência pode-se rezar uma oração, como por exemplo, um Pai-nosso, procurando acalmar-se para depois tentar resolver o conflito. 

“Eu, porém, vos digo que todo aquele que (sem motivo) se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.”(Mat 5,22).

A fé é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, uma virtude, devemos pedir a Jesus como fizeram os apóstolos para aumentar a nossa fé. Porém ter fé não é o bastante, é preciso ser coerente e viver de acordo com o que se crê.

“Porque assim como sem o espírito o corpo está morto, morta é a fé, sem as obras” Tg (2,26).

Ter fé é acreditar que se recebe uma graça muito antes de a possuir e é, acima de tudo, ter uma confiança inabalável em Deus!

“Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá.” (Lc 17,6).



Sem comentários: