quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Perguntas e respostas sobre a Bíblia

O que é a Bíblia?
A Bíblia é um conjunto de livros escritos durante vários séculos, por várias mãos. 

Qual o significado da palavra "Bíblia"?
A palavra "Bíblia" é de origem grega e quer dizer "LIVROS". São, ao todo, 73 livros: 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Quem é o autor da Bíblia?
O autor da Bíblia é Deus. Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube aos homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.

Os autores humanos da BÍBLIA apenas "copiaram" o que Deus lhes "ditou"?
Não, os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras - e dos próprios conhecimentos - para redigir os textos inspirados.

Quando é que a Bíblia foi escrita?
A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.

Em que línguas foram escritas a Bíblia?
A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego.

Quantas traduções existem da Bíblia?
A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente dois mil idiomas. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).

No que foi escrita a Bíblia?
Os livros da Bíblia foram escritos em CERÂMICA (tijolos de argila), PAPIRO (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e PERGAMINHO (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).
Quem é o centro da Bíblia?

O centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a Sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) realiza-a.

Quem pode interpretar a Bíblia?
Só a Igreja, instituída por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O católico que participa das celebrações da sua comunidade vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamentos da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a Igreja.

É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?
Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, desde que quem os memorize também os pratique. Quem conhece passagens da Bíblia "de cor" mas não se esforça por vivê-las é um falso cristão.

Com que atitude se deve ler a Bíblia?

A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. É aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria.

Quais são as duas grandes partes da Bíblia?
A Bíblia está dividida em duas grandes partes; ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO. O Antigo Testamento começa com o livro de Génesis e termina com o livro de Malaquias, e o Novo Testamento vai do Evangelho escrito por São Mateus até o livro do Apocalipse de São João.

ANTIGO TESTAMENTO
Pentateuco (a Lei): tratam da criação e a lei.
Génesis: fala como começou tudo, o pecado, e o sofrimento.
Êxodo: fala da saída do povo hebreu do Egito; o Sinai, etc.
Levítico: fala das leis e os mandamentos de Deus a Israel.
Números: fala da contagem dos israelitas. 
Deuteronómio: Segundo a Lei: narra os discursos de Moisés.
Os cinco primeiros livros da Bíblia formam o Pentateuco. Pentateuco é uma palavra grega que significa "cinco livros". Foram escritos ao longo de 500 anos e falam da criação do mundo e da Aliança que Deus fez com o povo hebreu. 
Livros históricos: fala da caminhada do povo israelita.
Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crónicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus.
Os livros históricos formam a maior parte do Antigo Testamento. Contam a história desde a entrada na Terra Prometida até pouco antes do nascimento de Jesus. São divididos em três grupos:
a) Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis: procuram mostrar que o importante na caminhada do povo é a fidelidade à Aliança com Deus. Quando as lideranças e o povo são fiéis à Aliança, recebem a bênção; quando há desrespeito ao pacto, caem em desgraça.
b) 1 e 2 Crónicas, Esdras, Neemias, 1 e 2 Macabeus: escritos após o exílio na Babilónia, contam a história de modo a orientar o povo na reconstrução para organização e sobrevivência diante do poder estrangeiro.
c) Rute, Tobias, Judite, Ester: apresentam situações vividas pelos judeus na Palestina ou no estrangeiro, com a finalidade de iluminar o povo. Não são acontecimentos históricos. São histórias inventadas a partir de situações reais e concretas do povo.
Livros sapienciais e poéticos: são chamados poéticos devido ao seu género.
Job, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico. 
Nestes livros, temos a sabedoria e a espiritualidade do povo de Deus. Os livros de sabedoria são cinco: Job, Provérbios, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiástico. Os livros de poesia são dois: Salmos e Cântico dos Cânticos.
Livros proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. 
Os livros proféticos são tradicionalmente divididos em dois grupos: os profetas maiores e os menores, de acordo simplesmente com o tamanho dos livros. Os quatro maiores são: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Profetas foram aqueles que, ao longo da história, convocaram as lideranças e o povo para a conversão ou volta ao projeto de Deus, denunciaram situações injustas e alertaram para o julgamento de Deus. Anunciam a esperança, encorajam o povo a reconstruir a sua própria história.

NOVO TESTAMENTO
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João. 
A palavra "evangelho" quer dizer "boa notícia". Cada um dos quatro evangelhos narra a boa notícia de Jesus, a sua vida e missão, desde o nascimento até à paixão, morte e ressurreição. Foram escritos entre 30 e 70 anos depois da morte e ressurreição de Jesus, a partir das histórias que as comunidades recordavam e transmitiam de boca em boca. Os Evangelhos foram escritos não para mostrar os factos históricos exatamente como aconteceram, mas sim como um meio de se manter viva a lembrança das ações e das palavras de Jesus, para que continuassem a iluminar sempre a vida do povo.
Actos dos Apóstolos: O evangelho de Lucas e os Actos dos Apóstolos formam uma só obra. O evangelho de Lucas apresenta o caminho de Jesus, da Galileia a Jerusalém. O Actos dos Apóstolos mostra o caminho das primeiras comunidades cristãs, ou seja, dos discípulos de Jesus, de Jerusalém a Roma. 
Cartas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filémon, Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1 a 3 João, Judas. 
As cartas encontradas no Novo Testamento são divididas em dois grandes grupos: as cartas de Paulo e as cartas católicas. As cartas de Paulo visam responder a situações concretas e resolver problemas específicos das várias comunidades que o apóstolo acompanhava. As sete cartas católicas, ou universais, foram escritas para toda a Igreja, e não para pessoas ou comunidades em particular. Essas cartas são: uma de Tiago, duas de Pedro, três de João e uma de Judas.
Apocalipse: O Apocalipse de João foi escrito para iluminar a vida das comunidades que enfrentavam a perseguição no final do primeiro século depois de Cristo. Nesse livro, há muitas imagens e símbolos do Antigo Testamento que para nós muitas vezes dificultam a compreensão, mas eram familiares ao povo da Bíblia. A palavra Apocalipse não quer dizer previsão sobre o futuro, mas revelação. No Apocalipse encontramos a revelação do próprio Jesus Ressuscitado. 

Como procurar e encontrar uma citação bíblica?
As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do Livro (abreviado), Capítulo e Versículo. Exemplo: Jo 10,10. Esta citação lê-se assim: Evangelho de São João, capítulo dez, versículo dez.
A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo. Exemplo: Jo 6,50 = Evangelho de São João, capítulo seis, versículo cinquenta.
O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos. Neste caso, lê-se o número que vem antes e depois do ponto. Exemplo: Jo 1,3.9 = Evangelho de São João, capítulo um, versículos três e nove.
O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro. Exemplo: Jo 17,20-26 = Evangelho de São João, capítulo dezassete, versículos de vinte a vinte e seis. O traço pode também indicar uma sequência de capítulos. Exemplo: Jo 17,20-18,12 = Evangelho de São João, do capítulo dezassete, versículo vinte, até o capítulo dezoito, versículo doze.
O ponto e a vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro livro. Exemplo: Jo 5,1;14,16 = lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo catorze do capítulo dezasseis. Outro exemplo: Jo 1,5; Mt 1,22: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de São João e a outra no Evangelho de São Mateus.
Um esse ( S ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado. Exemplo: Jo 1,5s = Evangelho de São João, capítulo um, versículo cinco e seguinte, seis. Ou seja: Jo 1,5s = Jo 1,5-6.
Dois esses ( SS ) indicam os versículos seguintes ao citado. Exemplo: Jo 1,5ss = Evangelho de São João, capítulo um, versículos cinco e seguintes, até onde interessar a citação.
Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo. Exemplo: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo após a citação do versículo é a b, deve-se ler a segunda parte desse versículo e, quando é a letra c, lê-se a terceira parte do versículo. Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases.
Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Exemplo: Jd 3 = Carta de São Judas, versículo três. 
Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo. Exemplo: Jo 2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de São João.

Abreviatura do nome do livro...

Gn = Génesis; // Ex = Êxodo; // Lv = Levítico; // Nm = Números; // Dt = Deuteronómio; // Js = Josué; // Jz = Juízes; // Rt = Rute; // I Sm = 1 de Samuel; // I Rs = 1 Reis; // I Cr = 1 das Crónicas; // Esd = Esdras; // Ne = Neemias; // Tb = Tobias; // Jdt = Judite; // Est = Ester; // I Mac = 1 dos Macabeus; // Jb = Job; // Sl = Salmo; // Pr = Provérbios; // Ecl = Eclesiastes; // Ct = Cântico dos Cânticos; // Sb = Sabedoria; // Sir = Ben Sira; // Is = Isaías; // Jr = Jeremias; // Lm = Lamentações; // Br = Baruc; // Ez = Ezequiel; // Dn = Daniel; // Os = Oseias; // Jl = Joel; // Am = Amós; // Abd = Abdias; // Jn = Jonas; // Mq = Miquéias; // Na = Naum; // Hab = Habacuc; // Sf = Sofonias; // Ag = Ageu; // Zc = Zacarias; // Ml = Malaquias; // Mt = Evangelho de São Mateus; // Mc = Evangelho de São Marcos; // Lc = Evangelho de São Lucas; // Jo = Evangelho de São João;
Act = Actos dos Apóstolos; // Rm = Carta aos Romanos; // I Cor = 1 Carta aos Coríntios; // Gl = Carta aos Gálatas; // Ef = Carta aos Efésios; // Fl = Carta aos Filipenses; // Cl = Carta aos Colossenses; // I Ts = 1 Carta aos Tessalonicenses; // I Tm = 1 Carta a Timóteo; // Tt = Carta a Tito; // Flm = Carta a Filémon; // Heb = Carta aos Hebreus; // Tg = Carta de Tiago; // I Pe = 1 Carta de Pedro; // II Pe = 2 Carta de Pedro; // I Jo = 1 Carta de São João; // II Jo = 2 Carta de São João; // III Jo = 3 Carta de São João; // Jd = Carta de Judas; // Ap = Livro do Apocalipse.



Sem comentários: