sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A mochila e as pedras...

História para reflectir...

Um fervoroso devoto estava a atravessar uma fase muito penosa, com graves problemas de saúde na família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo ao Senhor que o livrasse de tamanhas atribulações. Um dia, enquanto fazia as suas orações, um anjo apareceu-lhe, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:
- O Senhor compadeceu-se da sua situação e manda-lhe dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir e carregá-la consigo, nas suas costas, por um ano, sem tirá-la por um instante sequer. Manda também dizer-lhe que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria e uma grande decepção. E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.
- Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu rezo sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele manda-me carregar pedras? Já não lhe bastam os tormentos e provações que estou a viver? - pensava o devoto.
Mas, ao contar à sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela disse-lhe que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:
- Deus sabe sempre o que faz...
O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas, resolveu cumpri-las em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras, pequenas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses. Terminado esse tempo, na manhã da data marcada, e mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara às costas por um ano tinham-se transformado em pepitas de ouro...

(desconheço o autor)

Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de se suportar, são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento. Temendo a dor, a maioria recusa-se a enfrentar desafios, a partir para novas direcções, a sair do lugar-comum, do "mesmo de sempre". Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito. Mas aqueles que encaram para valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou fugir delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.

Salmos:

"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"

"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemos-nos e alegremos-nos nele!"

"As tuas mãos me criaram e formaram; dá-me inteligência para aprender os teus mandamentos. "






1 comentário:

Anónimo disse...

Muitas vezes em vez de ficarmos a lamentarmos-nos, devemos pedir que Deus nos ensine diante de cada situação!