domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Alpinista

Esta é a história de um alpinista que procurava sempre superar mais e mais desafios.
Então resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar o monte Everest. Ele queria a glória somente para si. Resolveu então escalar o monte sozinho sem nenhum companheiro, o que não era natural no caso de uma escalada dessa dificuldade. Começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, porém ele não se tinha preparado para acampar, resolveu seguir a escalada, decidido a atingir o topo. Escureceu e a noite caiu rapidamente nas alturas da montanha. Não era possível ver mais um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada. Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens. Subindo por uma "parede", apenas a 100 metros do topo, ele escorregou e caiu... Caía a uma velocidade vertiginosa, somente conseguindo ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na escuridão. Sentia uma terrível sensação de estar a ser sugado pela força da gravidade. Ele continuava a cair e, nesses angustiantes momentos, passaram pela sua mente todos os momentos felizes e tristes que já tinha vivido na sua vida. De repente, ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade... shack!
Como todo o alpinista experimentado, tinha cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou na sua cintura. Nesses instantes de silêncio, suspenso pelos ares na completa escuridão, não lhe sobrou nada além do que gritar:
- Oh, meu Deus! Ajude-me!
De repente uma voz grave e profunda respondeu:
- O que quer de Mim, meu filho?
- Salve-me, meu Deus!
- Realmente acredita que o possa salvar?
- Eu tenho a certeza, meu Deus!
- Então corte a corda que o mantém pendurado.
Houve um momento de silêncio e reflex
ão. O homem agarrou-se ainda mais à corda e reflectiu que se a largasse morreria...
Conta o pessoal do resgate que encontraram um alpinista congelado, morto, agarrado com as duas mãos a uma corda... a não mais de dois metros do chão.

(desconheço o autor)


O alpinista precisou de passar por momentos difíceis para depois implorar a misericórdia de Deus. Coloquemos Deus sempre na nossa frente, e não só nos momentos de angustia e aflição.
Aqui faltou a Fé. Devemos reflectir sobre isso na nossa vida diária, estarmos atentos a tudo e principalmente ouvir a voz de Deus! Devemos ter Fé e Confiança!




1 comentário:

Anónimo disse...

Por vezes agarramos-nos às nossas velhas cordas que nos mantêm seguros, porém ter Fé é arriscar-se a perder total controlo sobre a própria vida, confiando-a ao Pai. Que possamos todos entregar-nos e viver plenamente na confiança de que existe Aquele que está sempre ao nosso lado a suportar-nos, mesmo que a nossa corda arrebente.