sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Leituras e Evangelho 25/01/2015

LEITURA I Jonas 3, 1-5.10 
«Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminho» 
O “Tempo Comum” retoma, em cada ano, a leitura de um dos Evangelhos chamados sinópticos: este ano, o de S. Marcos, a partir precisamente deste terceiro Domingo. Como é conhecido, no Tempo Comum a primeira leitura é normalmente escolhida em ligação com a do Evangelho. Ora, S. Marcos começa o seu Evangelho pelo grande convite de Jesus à penitência, isto é, à conversão. Daí que esta primeira leitura nos apresente igualmente a mensagem da penitência, tão claramente anunciada pelo profeta e tão exemplarmente escutada por aqueles a quem ele a dirigiu. 

Leitura da Profecia de Jonas 
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia e começou a pregar, dizendo: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno. Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4a) 
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos. Repete-se 

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. 
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vós sois Deus, meu Salvador. Refrão 
Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias e das vossas graças, que são eternas. 
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência, por causa da vossa bondade, Senhor. Refrão 

O Senhor é bom e recto, ensina o caminho aos pecadores. 
Orienta os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer os seus caminhos. Refrão 

LEITURA II 1 Cor 7, 29-31 
«O cenário deste mundo é passageiro» 

Como já no Domingo anterior, a secção da carta apostólica que lemos como segunda leitura começa por se ocupar de casos concretos da comunidade a quem se dirige. Hoje, a propósito da atitude dos cristãos perante o casamento e o celibato consagrado, de que tratará no próximo Domingo, o Apóstolo começa por nos fazer reflectir sobre o sentido não definitivo da vida neste mundo. 

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios 
O que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é breve. Doravante, os que têm esposas procedam como se as não tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que andam alegres, como se não andassem; os que compram, como se não possuíssem; os que utilizam este mundo, como se realmente não o utilizassem. De facto, o cenário deste mundo é passageiro. 
Palavra do Senhor. 

ALELUIA Mc 1, 15 
Refrão: Aleluia. Repete-se 
Está próximo o reino de Deus; arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Refrão 

EVANGELHO Mc 1, 14-20 
«Arrependei-vos e acreditai no Evangelho» 
A Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo traz aos homens um ideal novo e nova luz para os seus caminhos. É por este caminho novo, que a palavra do Filho de Deus lhes aponta, que os homens hão-de sair da prisão escura em que o pecado os mantém e ser conduzidos ao mundo novo a que o Senhor os quer levar. Para isso, é necessário deixar para trás muita coisa e seguir o Senhor que chama, como logo fizeram os primeiros discípulos que Jesus chamou e que logo O seguiram. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e o seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo o seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus. 
Palavra da salvação. 

Sem comentários: